Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Pesquisa, Desenvolvimento e Extensão

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Em novo habitat

No campus, Departamento de Biologia encontra a diversidade necessária para crescer e projetar, com laboratórios, biblioteca, salas dedicadas, jardim didático, e até espaço para contemplação

A diretora da Biologia, professora Rejan R. Guedes-Bruni, nas novas instalações no campus da Gávea; à direita, o Laboratório de Práticas de Zoologia e Botânica - Fotos: divulgação


Após uma década da criação do bacharelado em Ciências Biológicas, o Departamento de Biologia passa a habitar o campus Gávea, com a inauguração do prédio Luiz Cyrillo Fernandes, em homenagem ao benfeitor da PUC-Rio.

Inicialmente, esteve sediado na estrada Santa Marinha, no alto da Gávea, em uma residência familiar que foi adaptada para abrigar dois laboratórios enquanto sua parte administrativa funcionava no prédio Padre Leonel Franca, no campus. Em 2017, em decorrência da invasão da Rocinha e das tensões naquela comunidade, o curso foi transferido para o prédio do Centro de Pesquisas Matteo Ricci, onde nova adequação foi necessária.

Laboratório didático para as disciplinas de licenciatura - Foto: divulgação
Salas para aulas expositivas em apoio às práticas de laboratório - Foto: divulgação
Um dos laboratórios dedicados às práticas da biologia molecular e genética - Foto: divulgação
Biblioteca setorial com acervo dedicado a apoiar as aulas práticas e as pesquisas no herbário - Foto: divulgação
Herbário Friburguense e seus novos armários compactadores - Foto: divulgação

O novo prédio provê os cursos de bacharelado e licenciatura com infraestrutura ajustada à execução das disciplinas de suas grades curriculares e às diferentes pesquisas desenvolvidas por seus professores e orientandos. De acordo com a diretora do departamento, professora Rejan R. Guedes-Bruni, o novo prédio dispõe de dois laboratórios didáticos voltados às disciplinas práticas da licenciatura. Os espaços objetivam a criação de ambientes diversificados que permitam colocar a criatividade em movimento, valendo-se de múltiplas estratégias necessárias aos conteúdos de ciências e biologia no universo escolar:

– Na parte externa ao prédio encontra-se, em fase de concepção, um jardim didático com múltiplas funções: divulgação científica, educação ambiental, atendimento às escolas vizinhas, laboratório a céu aberto para a graduação, espaço de lazer contemplativo e promoção de saúde à comunidade universitária. Quatro outros laboratórios serão dedicados à execução de disciplinas de zoologia, botânica, ecologia, genética, biologia molecular, fisiologia, microbiologia e biologia marinha, anuncia Rejan. Conta também com dois outros laboratórios de suporte à geração de material didático e ao desenvolvimento de projetos científicos.

O Herbário Friburguense, que passou a integrar, em 2014, a Rede de Herbários Brasileiros e o INCT Herbário Virtual, recebeu novas instalações, justamente no ano em que comemorou 70 anos. "Instalações consoantes com os padrões internacionais recomendados para coleções botânicas", sublinha a professora. Com a instalação de armários compactadores, sua capacidade de armazenamento duplicou, o que possibilitará enriquecer a coleção com espécies da flora através de novas coletas no campo – priorizando a cidade do Rio de Janeiro – e dinamizar seu atual acervo, com seis mil plantas, através de intercâmbios com herbários nacionais e estrangeiros.

Uma biblioteca setorial atenderá as aulas de laboratório, bem como salas de estudo e de orientação científica. Para Rejan, considerando a dedicação do departamento ao estudo integrado de processos ecológicos, a chegada ao campus fortalecerá as interações de pesquisa que já se dão, sobretudo, com os departamentos de Química e Design, e aproximará ainda mais os alunos nos estudos em biodiversidade e ecologia, abrindo a possibilidade de, em curto período de tempo, ser criado um curso de pós-graduação.

- A chegada do Departamento de Biologia se apresenta como oportunidade de promover conhecimento e, com ações de difusão, de estimular em cada membro da comunidade universitária o olhar mais aberto às oportunidades de avistamento de animais, plantas e processos, que só um campus vizinho a um parque nacional com Floresta Atlântica pode oferecer.




Publicada em: 15/02/2022