Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
19x10

Vitórias na HackTudo 2021 aproximam a RioBotz da marca de 200 medalhas


A Riobotz, equipe de robótica da PUC-Rio, foi uma das grandes campeãs do HackTudo 2021 conquistando três das nove medalhas disputadas no combate de robôs, com um ouro para a categoria Antweight e um pódio duplo com prata e bronze na categoria Fairyweight. Com as três medalhas, a mais importante equipe universitária de robótica do Brasil chega à marca de 190 medalhas conquistadas em 19 anos de competições.

Tradicional evento carioca de cultura digital e maker, a HackTudo reuniu 102 robôs de 210 competidores de todo o Brasil na Cidade das Artes, RJ, no início do mês.

Cerca de 50 lutas foram disputadas nas categorias “inseto” – como costumam ser chamadas as categorias onde os robôs são bem pequenos e leves: Beetleweight (1,360kg), Antweight (454g) e Fairyweight (150g):

– Foram dez robôs da equipe e a interação entre alunos novatos e veteranos foi importante durante a competição. Com a renovação, o número de novatos estava em torno de 70% e pedimos ajuda a quatro veteranos da RioBotz que, com sua experiência, ajudaram na manutenção dos robôs e orientaram os alunos nos intervalos das lutas. Sem isso, os resultados teriam sido outros – relata o capitão da equipe e piloto de lutas Matheus Amaral, da Engenharia Mecânica.

Amaral observa que a final que deu o ouro na categoria Antweight teve uma característica interessante: foi entre a Riobotz e ex-alunos da equipe. De acordo com o piloto, na luta do Micro Maloney, da Riobotz, contra o Cabritinha, da Kamahi (veja o vídeo aqui), a rampa do robô da PUC-Rio fez toda a diferença para a conquista do ouro.

– Mesmo com as restrições da Covid-19, pudemos ir, de vez em quando, ao laboratório e resolvemos fazer uma nova rampa para o Micro Maloney. A Riobotz projeta e cria diversos acessórios pensados de acordo com o adversário. A rampa é um deles. O robô Micro Maloney foi campeão invicto nas seis lutas que disputou na HackTudo 2021. A medalha confirma que estávamos certos na decisão”, comemora.


Micro Maloney com um dos acessórios feitos na RioBotz


O pódio duplo com prata e bronze na categoria Fairyweight também teve a luta entre RioBotz x RioBotz antes das finais, com os robôs Baby Shark e Pico Titan.


O robô Baby Shark venceu cinco das seis lutas que disputou

O menor de todos, o Pico Titan, de apenas 150g, trouxe o bronze para a RioBotz


Para Marco Antonio Meggiolaro, da Engenharia Mecânica e coordenador da Riobotz, conquistar 190 medalhas é um grande feito, em especial depois de tanto tempo parados. “As medalhas são resultado da dedicação dos alunos e do aprendizado que conquistam na Riobotz”, sublinha o coordenador, que está à frente da equipe desde 2003.

A RioBotz foi criada para projetar, otimizar e construir estruturas mecânicas, sistemas de locomoção e atuadores com foco em robôs de combate. Para 2022, a equipe já se prepara para as duas primeiras competições do ano, que vão acontecer na Campus Party, em fevereiro, e a Iron Cup, em março.


Fonte: Approach/Assessoria de Comunicação do CTC




Publicada em: 23/11/2021