Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Ex-alunos de Cinema têm filmes premiados na noite de gala dos curtas

Documentários, que envolveram alunos e professores da Comunicação Social, abordam o envelhecimento na comunidade LGBTQ e a percepção dos corpos pretos através da vestimenta


Filmes de Bruna Amorim e Lucílio Jota, recém-formados do curso de Cinema, foram premiados no último dia 10, no Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro.

Entreaberta, dirigido por Amorim, conquistou o Melhor Filme do Panorama Carioca 2021. Na ficha técnica - incluindo produção, produção executiva, motion, finalização, som e roteiro, todos os alunos são de Comunicação Social. O curta é um documentário que investiga os desafios de envelhecer no Brasil sendo uma mulher que ama mulheres. Num cenário de incertezas em relação aos direitos dos LGBTQs, a jovem cineasta bissexual encontra a fundadora do movimento lésbico no país, Yone Lindgren, hoje, com 63 anos. Em meio à troca, resistência, e construção de afeto, Bruna reflete sobre suas próprias amarras a partir das vivências de Yone.

Tecido, Sigilo, dirigido por Jota ganhou o prêmio Primeiros Quadros. A produção é da professora Clelia Bessa, também do Departamento. O curta documental experimental investiga a forma em que os corpos pretos são percebidos nos espaços através da sua vestimenta, discutindo, segundo o diretor, a relação corpo-embalagem, embalagem-espaço. Conta com a participação de profissionais negras da moda, como Lena Santana Glew e Angela Brito, além de outras personalidades que têm o trabalho ou vivência pessoal em contato com esse diálogo, como Lázaro Ramos e Hélio de la Peña.




Publicada em: 22/11/2021