Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

Prêmios e Destaques Acadêmicos

Por Renata Ratton Assessora de Comunicação - Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
Excelência em Economia

Artigo e tese do departamento recebem Prêmio Haralambos Simeonidis como melhores do ano


O artigo Informal Labor and the Efficiency Cost of Social Programs: Evidence from Unemployment Insurance in Brazil e a tese Essays on Education: Subsidies to Higher Education, Major Choice, and the Impact of Water Scarcity foram agraciados com o Prêmio Haralambos Simeonidis como os melhores do ano na área de Economia por um pesquisador sediado no Brasil.

Informal Labor… foi escrito em coautoria do professor Gustavo Gonzaga, da PUC-Rio, com o professor François Gerard, da Queen Mary University of London, publicado no American Economic Journal: Economic Policy.

De acordo com o artigo, discute-se amplamente que a presença de um grande setor informal aumenta o custo da eficiência dos programas sociais nos países em desenvolvimento. Neste sentido, foram avaliadas tais reivindicações para o caso do Seguro Desemprego (SD), combinando uma estrutura ótima de unemployment insurance (IU) com dados abrangentes do Brasil.

Segundo os autores, ao se utilizar uma variação quase experimental na duração potencial da IU, foram encontradas evidências claras para o problema usual de risco moral de que a IU reduz os incentivos para retornar a um emprego formal. Ainda assim, o custo de eficiência associado foi menor do que nos Estados Unidos e em mercados de trabalho com maior informalidade no Brasil. De acordo com o estudo, isso ocorre porque as taxas de reemprego formal são mais baixas no início, quando a informalidade é mais alta, de modo que uma parcela maior de trabalhadores receberia benefícios de seguro desemprego sem qualquer risco moral. Em suma, as preocupações com a eficiência podem realmente se tornar mais relevantes à medida que a economia se formaliza.

Já Subsides to Higher Education..., da ex-aluna de doutorado Isabela Ferreira Duarte, explorou descontinuidades em elegibilidade à auxílio financeiro para matrícula em instituições de Ensino Superior privado no Brasil, com o objetivo de investigar se estudantes alteram suas decisões em resposta a uma política pública desenhada para subsidiar o acesso ao Ensino Superior privado, e como reagem quando podem optar entre obter subsídios para matrícula no ensino privado ou se matricular em instituições públicas gratuitas. De acordo com Duarte, os resultados mostraram que a elegibilidade a subsídios aumenta a probabilidade de que estudantes se matriculem e permaneçam matriculados no Ensino Superior. Também se chegou a conclusão de que a elegibilidade reduz a probabilidade de matrícula em instituições públicas, e que não há impacto em investimento em qualidade ao nível do curso.

Na tese, também desenvolvido um modelo estrutural de demanda com escolha discreta para investigar quais fatores influenciam a escolha de estudantes entre diferentes cursos. O modelo foi utilizado para a expansão de um programa federal de crédito estudantil no Brasil, a fim de avaliar como a disponibilidade de crédito influencia a escolha de curso quando os custos associados variam ao nível do curso.

– Nossos resultados mostraram que os dois fatores com maior influência na escolha de estudantes entre diferentes cursos são mensalidade e o retorno esperado no mercado de trabalho. Mostraram ainda que, quando há disponibilidade de crédito, estudantes – especialmente os de menor renda – se tornam menos sensíveis às variações de mensalidade, afirma a autora.

No capítulo final, o estudo investigou se restrições no acesso à água encanada causadas por um evento climático extremo afetavam desempenho escolar:

– Respondemos a essa pergunta avaliando as consequências de uma política de racionamento de água imposta pelo governo do Distrito Federal. Ao compararmos o desempenho acadêmico de estudantes matriculados em escolas localizadas em vizinhanças atingidas pelo racionamento, contra o desempenho de estudantes matriculados em vizinhanças não afetadas, concluímos que o racionamento de água teve um impacto negativo e significante em desempenho acadêmico. Em especial, nossos resultados mostram que esse impacto é significativamente maior para estudantes matriculados em escolas com pior infraestrutura.




Publicada em: 16/12/2021