Prêmios e Destaques Acadêmicos
Estudo busca entender como a Colômbia se tornou referência para ‘soluções’ de operações militares
A tese Preparing for war, preparing for peace: the Colombian ‘success story’ and the transformation of the military professional, de autoria da professora Manuela Trindade Viana, do Instituto de Relações Internacionais (IRI), foi vencedora do Concurso Brasileiro de Obras Científicas e Teses Universitárias em Ciências Sociais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais.
Sob a orientação da professora Monica Herz, o estudo busca entender como foi possível a Colômbia, “um país estigmatizado como ‘problemático’, ter se tornado referência para ‘soluções’ de operações militares”.
De acordo com a autora, a pergunta está relacionada à emergência, na década de 2010, de um discurso do pós-conflito na Colômbia, ou seja, a ideia de uma transição de um conflito problemático a um pós-conflito exitoso.
- Parto do argumento de que tanto as análises que apontam para a existência de um cenário pós-conflito como as que resistem à narrativa do ‘sucesso’ operam com a lógica da presença/ausência de violência. Em contraste, proponho pensar esse quebra-cabeças em termos da transformação das regras por meio das quais a violência é transmitida e das condições que permitem tal dinâmica, explica Manuela Viana em seu trabalho.
O esforço analítico foi empreendido em duas partes principais. Na primeira, a autora investiga como o problema da violência foi historicamente construído na Colômbia. Na segunda, explora como o “profissional militar”, mobilizado pelo entendimento específico de violência, foi historicamente construído por meio de um circuito de saberes militares.
- Com base nessa análise, a pesquisa confronta a ênfase institucionalista que tradicionalmente constitui os debates sobre relações civil-militares, mostrando que tão importante quanto olhar para a fronteira polícia/militar, para pensar a violência e sua relação com a democracia, é olhar para a forma com que regras de violência são transmitidas.
Na segunda parte, a autora afirma só ser possível compreender a consolidação de saberes militares, na Colômbia, por meio de seu enquadramento em uma dinâmica mais abrangente de transmissão de conhecimentos.